terça-feira, 30 de janeiro de 2024

 

                                                        

                 A ocultação de  TYC 6704-01353-1 (mag. 7.7) pelo asteroide (25869) Jacoby

                Na noite do dia 29 para 30 de janeiro de 2024 o Occult Watcher (OW) previa uma ocultação asteroidal visível da cidade de Pelotas, envolvendo uma estrela de 7a. magnitude a ocorrer no início da madrugada. A faixa de visibilidade vinha da Antártida, passando pelo Oceano Atlântico, entrando pelo território nacional pelo RS e se estendendo a noroeste do continente sul-americano, terminando entre o Equador e a Colombia.

Trajetória da sombra


O tempo, que se encontrava encoberto nas noites anteriores, deu uma trégua, ensejando então os preparativos para o registro da ocultação pelo observador gaúcho Luiz Reck Araújo. 


Predições

O Occult Watcher previa essa ocultação para a noite do dia 29 para 30 de janeiro, sendo que a estrela a ser ocultada era relativamente brilhante para esse tipo de evento - mag. visual 7.7 - e estaria a cerca de 56 graus de altura, na constelação de Hydra. A duração máxima do desaparecimento prevista era de 2.3 segundos, sendo que a queda de brilho ultrapassaria 10 magnitudes, uma vez que o asteroide Jacoby tem 18a. magnitude! 

Jacoby -grupo Hilda

Jacoby é um asteroide descoberto recentemente, em 1º de maio de 2000, pela equipe de campanha astronômica do Observatório Lowell Near-Earth-Object Search (LONEOS). Ele está situado na parte externa do Cinturão de Asteroides e pertence a um grupo denominado Hilda, sendo que os membros desse grupo  se deslocam  em ressonância orbital 3:2 com Júpiter .


Os asteroides do grupo Hilda são representados por pontos vermelhos


Os membros do grupo Hilda possuem um albedo pequeno , sendo que alguns são semelhantes aos núcleos de cometas . Isso faz pensar que muitos membros do grupo Hilda seriam “  cometas extintos  ” ( cometas que perderam todos os seus gases e materiais voláteis).

As tentativas de observar atividade cometária ( cabelo , cauda ) nos membros desse grupo não tiveram sucesso. No entanto, os maiores membros desse agrupamento, 1038 Tukio e 1162 Larissa , apresentaram variações dos seus períodos de rotação, que poderiam resultar da ejeção de gases.

Além disso, são conhecidos alguns cometas reais cujas órbitas (a serem desenvolvidas) são semelhantes às dos membros do grupo Hilda; é possível que alguns deles um dia se tornem asteróides Hilda devido a distúrbios orbitais .

Tais cometas são os chamados cometas quase-Hilde .


Observação

Luiz Araujo possui um observatório astronômico na cidade de Pelotas-RS, equipado com um telescópio dobsoniano da marca SkyWatcher de 355mm de abertura. Para o resgistro dessa ocultação, acoplou uma camera Canon t6i no foco primário do refletor e realizou um vídeo a 30fps. Foram gravados os sinais horários do Observatório Nacional no canal de áudio.


Luiz Araujo e seu observatório, ainda em construção


As coordenadas do observatório são: 

S 31°45'29.6"

W 52°20'23.4"

alt: 0 mts


                  O registro da filmagem mostrou um desaparecimento da estrela de aproximadamente 2.64 segundos, medido com a ajuda do editor de vídeo clipchamp do Windows. Essa duração ultrapassa os 2.3 segundos de duração máxima, prevista pelo Occult Watcher. O início do desaparecimento foi às 02h09m41.77 (TL), de acordo com o horário do Observatório Nacional. O meio da ocultação, na posição do observador, estava previsto para 02h09m50s. Portanto o horário do centro da ocultação se antecipou em aproximadamente 9 segundos. A margem de erro era de 1 segundo, de acordo com o OW.

O observatório estava situado entre a faixa central da trajetória e o limite norte, o que torna a duração registrada da ocultação acima do previsto mais peculiar.


Posição do observatório em relação à trajetória


Vídeo resumido da ocultação:

https://www.youtube.com/watch?v=2TQNjdgVKyY


Curva de Luz

Utilizando o aplicativo Tangra, extraímos uma curva de luz da ocultação. Tanto o desaparecimento como o reaparecimento tem a mesma declividade. As estrelas usadas como guia são respectivamente a HIP 64970 e HIP 64912, que aparecem no vídeo à direita da TYC 6704-01353-1.


Curva de luz da ocultação - Tangra


Plotagem dos contatos no plano do céu, juntamente com a trajetória prevista (Breno Giacchini)

                           1. Trajetória observada (Luiz Araujo) 2. Centro da trajetória previsto

Referências: 

Occult Watcher

https://eo.wikipedia.org/wiki/Hilda_grupo

https://eo.wikipedia.org/wiki/25869_Jacoby                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                                                            A ocultação de  TYC 6704-01353-1 (mag. 7.7) pelo asteroide (2586...